Com data de chegada para o dia 1 de outubro, a EA anunciou esta semana o que vai mudar no modo de jogo mais jogado na franquia FIFA, o Ultimate Team.

A Electronic Arts quis mudar radicalmente os modos de jogo online e reformulou o Division Rivals e o Fut Champions.

Começando pelo modo de jogo criado em FIFA 19, o Division Rivals, este modo competitivo é dividido por divisões e passa a ser sazonal, ou seja, passará a acompanhar as temporadas que a Electronic Arts vai criando ao longo da vida útil do jogo.

Assim, cada divisão do Rivals será composta por algumas novas etapas para que seja mais equilibrado e terá recompensas diferenciadas de acordo com o desempenho do jogador.

  • Existirá um ranking que reflete o progresso dentro da divisão e de acordo com o desempenho são desbloqueadas recompensas conforme o desempenho.
  • Existirão etapas individuais entre as classificações
  • Vai existir também pontos de verificação que evitam a perda do progresso e garantem que o jogador se mantem dentro de um nível de habilidade adequado ao seu nível.

Segundo revela a EA, o resultado de cada jogo disputado no Rivals vai determinar o desempenho do jogador no ranking. No fundo, não será muito diferente do que já acontece atualmente, só que em FIFA 22 não haverá pontos. A título de exemplo, quando se vence um encontro, avança-se um patamar. Ao perder pode baixar um patamar, a não ser que tenha um “checkpoint” (pontos de verificação). Caso empate, mantem-se no mesmo patamar em que já se encontrava.

Se por ventura o bom desempenho se mantiver, existirá um logo especifico que indicará que o jogador está muito bem e que está no bom caminho para receber um bónus pelo seu desempenho, e esse logótipo manter-se-á visível até que haja um empate ou derrota.

Ao contrário do que acontecia, por exemplo, em FIFA 21, o Division Rivals não terá um sistema de classificação inicial “à melhor de cinco”, que de acordo com o desempenho dos primeiros cinco jogos, o jogador era classificado numa divisão. Em FIFA 22, todos os jogadores começarão na décima divisão e subirão de escalão de acordo com o novo sistema de desempenho e classificação.

Além deste sistema, e para distinguir os “galácticos” dos jogadores mais casuais, será criada uma divisão de Elite. Esta divisão estará, inclusive, acima da primeira divisão e vai ter um sistema próprio para classificar e distinguir os jogadores.

As premiações semanais do Division Rivals serão recebidas quando o jogador conseguir vencer um determinado número de jogos antes do fim de semana. Desta forma será premiado de acordo com a classificação que tiver naquele momento. Com isto, quanto melhor o desempenho e quanto melhor a classificação e ranking, melhores serão as recompensas. Por exemplo, caso o jogador inicie a semana na quinta divisão e chegue ao final da semana na divisão acima (a quarta) receberá as recompensas da quarta divisão.

Temporadas e marcos

Com a chegada de FIFA 22, e como já referimos, o Division Rivals terá uma competição que está diretamente associada à temporada que a EA disponibiliza ao longo do título. Essa competição, sazona, terá a duração de seis semanas e dará acesso a recompensas (através de marcos) à medida que que o jogador vai progredindo nessa temporada. Quer o jogador ganha ou perca, irá sempre caminhar ao longo da temporada e que dará acesso as recompensas. Será possível amealhar até 3 recompensas de marco de acordo com o desempenho na divisão em que terminar.

A EA assumiu também o compromisso de tentar nivelar os jogos entre jogadores que estão dentro da mesma divisão ligados ao mesmo servidor.

FUT Champions

Este será o modo de jogo que mais curiosidade tem gerado ao longo das últimas semanas e que gerou inúmeros rumores. Basicamente, a partir de FIFA 22, a competição FUT Champions (ou Weekend League) será disputada ao longo da semana e será dividida em duas fases : Play Offs e Finais.

Em relação ao acesso à FUT Champions, nada muda. Ou seja, será necessário na mesma amealhar pontos através do Division Rivals. Depois de conseguir ter os pontos suficientes, entra automaticamente nos Play Offs e pode começar a disputar estes jogos.  Estes jogos correspondem a uma primeira fase da competição, com um determinado numero de jogos, e que de acordo com o seu desempenho podem conseguir conquistar o acesso à fase final.

As finais do FUT Champions vao acontecer, tal como acontece agora, ao fim de semana e terão a duração de 20 jogos que podem ser disputados entre sexta-feira e segunda-feira.

No que diz respeito às premiações, estas serão divididas entre os Play Off e as finais sendo que, mais uma vez, de acordo com o seu desempenho e habilidade terá hipótese de ter acesso a melhores recompensas e que serão desbloqueadas automaticamente assim que o jogador terminar os jogos acabando desta forma a espera pela quinta-feira seguinte para ter os seus prémios.

Outras novidades

As alterações anunciadas em FIFA 22 não se ficarão apenas pelo Rivals e FUT Champions e a EA revelou que o acesso aos SBC’s passará a constar diretamente no ecrã principal, num atalho que saltará à vista.

Outra das novidades foi a remoção do número de vitórias, empates e derrotas que é apresentado junto ao gamertag no menu do Ultimate Team. Será apresentado, sim, mas através do menu “estádio”.

As apresentações de estatísticas dos jogadores também sofreram alterações, assim como existirão novidades relacionadas com a personalização dos estádios, do publico e uniformes. Existirão também novos filtros de pesquisa para estes campos.

Além disto, e outra das novidades que tem dado muito que falar é a possibilidade que a EA vai dar para os jogadores de não quererem ver as comemorações de golo do adversário, apresentando a reação da sua equipa quando sofre o golo.

Recorde-se que FIFA 22 chega no dia 1 de outubro às diferentes plataformas : PC, Nintendo Switch, PlayStation e Xbox.

YouTube video

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *